Nós reunimos todos os rumores e análises para lhe trazer a imagem mais clara do PS5 e a tecnologia que o impulsionará

  O PS5 vai acontecer. Aceite isso. Pouco depois do E3 deste ano, Shawn Layden (CEO da Sony Interactive America) confirmou à publicação alemã Golem de que o novo console PlayStation 5 está definitivamente chegando. O analista da indústria de alto nível, Michael Pachter, também acha que o sucessor do PS4 é um certificado implacável, chegando a reivindicar que o PS5 será lançado até 2019 e será compatível com versões anteriores para inicializar. Com mais de 60 milhões de PS4 atualmente em estado selvagem, a Sony talvez não tenha exatamente uma necessidade de adiantar a inicialização de uma nova geração de console, mas quando isso acontecer, você pode assumir de forma segura o PS5 - ou Project Trinity, se a empresa for para outro lance, Matrix - apelido aguçado - terá uma tonelada de tecnologia sob o capô.

  Como tal, pensamos que era um bom momento para reunir todas as pistas até agora para tentar trazer a visão mais clara possível de que tipo de hardware avançado o próximo PlayStation pode acabar utilizando. Examinaremos algumas das melhores previsões de analistas e o estado do mercado de hardware de hoje para ver se as tendências atuais podem nos dar dicas sobre onde os gráficos do console e a tecnologia da CPU são dirigidos, e também algumas TVs Ultra HD extremamente sofisticadas que devem tirar o melhor proveito da próxima máquina da Sony. Falamos com algumas fontes de engenheiros tecnológicos (que desejaram manter o anonimato) por terem adotado o que provavelmente seria o PS5. Então, se atualize para o futuro 4K, porque parece que o PS5 poderá ser uma força matriz conquistadora.





A tecnologia gráfica

  Primeiro, vamos tentar constituir o que representaria uma mudança geral no poder para o PS5. No momento, o melhor em resolução é a tecnologia 4K / jogabilidade de 60 frames por segundo. Embora isso seja obviamente além dos consoles atuais (a próxima atualização do Xbox One X será tecnicamente capaz, mas a Microsoft não está exigindo isso), usuários de PCs com equipamentos insanamente robustos (como o super-desktop de alto custo Area-51 da Alienware) podem executar jogos confortavelmente em 4K / 60fps, embora os custos envolvidos sejam elevados. (No entanto, é definitivamente possível se você tem uma carteira "recheada"). Uma das nossas fontes de tecnologia explica que os desenvolvedores, como o Microsoft Studios e Naughty Dog, têm o orçamento e os meios para impulsionar o 4K, mas a maioria dos criadores de pequeno e médio porte não têm o orçamento ou a mão-de-obra para torná-la realidade no momento.

  Se você possui uma CPU Intel Core i7, com 16 GB de RAM no seu PC e instale a placa gráfica GTX 1080 da Nvidia, você ficará com uma plataforma poderosa que pode executar a maioria dos jogos de 2017 na verdadeira resolução 4K e superior a 60fps (Maior do que o PS4 Pro pode gerenciar). Claro, esses componentes custam mais de $ 1300 para montar lembrando que somente a GPU da Nvidia irá custar em média $ 600. No entanto, não é tão simples quanto parece, não basta comprar uma tecnologia melhor para o seu PC e achar que irá transformar os jogos mais legais por padrão, pois de acordo com uma das nossas fontes de tecnologia, as versões de jogos para PC requerem mais potência bruta da placa gráfica e CPU para que os jogos sejam executados em configurações altas. Os consoles obtêm o mesmo desempenho de forma mais eficiente.  Por quê? trabalhar com hardware fixo e APIs (no console) torna as coisas mais previsíveis, para que você possa obter melhor desempenho com isso. O PS5 terá especificações de hardware consistentes (como o Xbox One X), o que significa que os desenvolvedores podem ser mais eficientes e eficazes com o que eles têm.

  Nossa mesma fonte de tecnologia continua a explicar que os consoles podem fazer mais com menos, então a próxima Playstation não precisará de um Nvidia GTX 1080 para entregar 4K / 60fps. Falando nisso...



Será que o PS5 será capaz de executar jogos em verdade 4K / 60fps?

  Alguns jogos de PS4 lutam para rodar em 1080p / 30fps, então 4K / 60fps podem ser uma luta para o PS5, a menos que os criadores possam espremer a eficiência da máquina (o que exigirá maiores orçamentos que alguns não poderão pagar por anos). Agora, os gostos do GTX Titan X da Nvidia e do 1080 Ti podem facilmente entregar esses números, mas apertar um GPU tão impiedoso (crucial, de tamanho de tijolo) em uma caixa de tamanho de console seria difícil e caro. Novamente, porém, não se trata de potência bruta. Na realidade, 4K / 30fps ou 1440p / 60fps podem muito bem ser um alvo mais realista para muitos jogos da PlayStation 5, mas os grandes estúdios AAA devem ser capazes de chegar a 4K / 60fps. O impulso de PS4 Pro (assumidamente comprometido) para jogos de 4K significa que a verdadeira apresentação de 2160p provavelmente será uma prioridade para a PS5. Algo apoiado pelos gurus da tecnologia na Digital Foundry, que consideram que a Sony poderia fabricar um console compatível 4K nativo até o final de 2018, se assim o desejasse.

  O site Tech Tweak Town é realmente mais otimista sobre as chances da PS5 de poder entregar o desempenho de 4K / 60fps, citando uma conversa que teve com um insider da indústria sem nome. De acordo com esta fonte anônima, a próxima PlayStation poderia ter uma GPU dedicada. Se é verdade, este seria um negócio maior do que provavelmente soa, quando você considera que o PS4 e o PS4 Pro estão ligeiramente confusos pelo fato de eles usar uma APU (um processador que combina CPU e GPU na mesma arquitetura única). Com uma placa gráfica dedicada à sua disposição, que não está diretamente conectada a uma CPU, as perspectivas do PS5 pregar as experiências de 4K / 60fps devem definitivamente parecer muito mais altas.

  As técnicas de renderização inteligentes atualmente usadas nos jogos selecionados do PS4 Pro também são bons para o futuro 4K da PS5. Graças a uma otimização muito inteligente, o Pro (e muito menos um hipotético PS5) já podem executar jogos convincentemente em 4K / 30 fps por meio de renderização de xadrez. Mais do que qualquer outro título, Horizon: Zero Dawn representa um excelente exemplo dessa técnica em movimento. Graças aos atalhos astutos, os devs só precisam renderizar uma cena com uma resolução de 50%, antes de explodir a imagem resultante para 4K; Um processo que requer muito menos poder de renderização do que uma verdadeira imagem 2160p.

  Quando chegarmos finalmente ao PS5, é provável que os estúdios sejam mais confortáveis ​​ao implantar a representação do tabuleiro de xadrez, o que significa que a técnica deve apenas ser mais convincente. Isso deve garantir que o próximo console  da PlayStation não precisará de uma placa gráfica GTX 1080 para oferecer as experiências satisfatórias de 4K.


A Sony se associará novamente à AMD para fazer o GPU do PS5?

  Embora a linha de GPUs Pascal da Nvidia possa caber confortavelmente em notbook gamers - uma GTX 1080M despojada pode executar o hitman e Rise of The Tomb Raider em mais de 100 fps em Full HD no recente notbook ROG Zephyrus da Asus - a Sony provavelmente irá firmar parceria com a AMD (rival de hardware de longa data da Nvidia) quando chegar a hora de escolher uma GPU para o PS5.

  O PS4 Pro já possui elementos da avançada linha de GPUs Vega da AMD que operam sob o capô, então faz sentido que a Sony fará o que sabe. A próxima linha de hardware gráfico da AMD está prevista para 2019 e pode ser um ajuste ideal para a PS5. Codenamed Navi, esta tecnologia promete maior escalabilidade e memória para a próxima geração. Fornecendo a AMD que pode manter o fator de forma compacto, a Navi deve oferecer um grande salto sobre o atual núcleo de gráficos AMD Radeon da PS4.

  Será que tal solução de ponta combinará a engrenagem atual do PC top-end para potência bruta? Surpreendentemente, provavelmente não. Mark Cerny, arquiteto principal da PS4, disse à Digital Foundry no ano passado que os limites realistas para um GPU de console de próxima geração seriam mais prováveis ​​em oito teraflops - existe a palavra que a Microsoft ama tanto. Em comparação, a recente placa gráfica 1080 TI da Nvidia pode fornecer cerca de 11,3 teraflops de desempenho. Novamente, porém, a consistência do hardware é muito importante, então o PS5 provavelmente irá superar em relação às suas especificações. Vocês se lembram dos primeiros dias de PS3? Os desenvolvedores acharam difícil criar jogos no console, que era tecnicamente mais poderoso do que o Xbox 360, mas os jogos da Microsoft eram regularmente melhores em termos de visual e desempenho.


O candidato para CPU

  Embora as atualizações de gráficos sejam sempre o fator único mais importante em qualquer salto no console geracional, estamos cada vez mais vendo o quão vital desempenho da CPU é nos jogos modernos. Após o lançamento do PS4 Pro, muitos jogadores se perguntaram por que mais títulos não estavam sendo executados em 1080p / 60fps no console reforçado.

  O simples fato é que, enquanto o PS4 Pro oferece uma colisão substancial sobre o hardware gráfico visto na máquina de lançamento  (o núcleo de gráficos Radeon GCN do Pro fornece um aumento de desempenho de 2,3x ) os ganhos de CPU entre os dois consoles são muito mais estreitos. Na verdade, o processador AMD x86-64 da Pro é executado com apenas um overclock ligeiramente superior (2,1 GHz, em comparação com a base de 1.6 do PS4), representando um aumento de potência de 1.3x.

  A modesta atualização do processador do PS4 Pro significa que o desempenho em muitos jogos é limitado pelas limitações da CPU. Embora o Pro tenha o grunhido gráfico para produzir jogos no verdadeiro 4K, atingir 60fps requer muita potência da CPU, mesmo ao executar títulos em 1080p. É por isso que os gostos do próximo Destiny 2 são executados em 4K / 30fps no Pro, em vez de 1080p / 60fps. Francamente, a menos que o seu motor esteja particularmente bem otimizado  (veja o mecanismo FOX soberbamente adaptável da Metal Gear Solid 5) tanto o PS4 Pro quanto os CPUs do PS4 normal irão se esforçar para atingir essa marca dourada de 60fps.

  Felizmente, o PS5 deve ser muito mais capaz no departamento de processadores. A Foundry Digital teoriza que o próximo PlayStation será alimentado pela nova linha de CPU Ryzen da AMD. Ao contrário da arquitetura AMD X86 existente do PS4, que inicialmente foi projetada com dispositivos móveis em mente, Ryzen tem credenciais de console muito melhores.

  A Founding Digital sugere que o PS5 pode ser executado em uma CPU construída no módulo Zen CCX muito mais poderoso. Longe dos termos excessivamente técnicos, o processador da PS5 deve ser capaz de entregar um desempenho de 60fps muito mais fácil do que o PS4, ao mesmo tempo que oferece benefícios de jogabilidade tangíveis que não se relacionam diretamente com a resolução ou as taxas de quadros. Com mais poder da CPU para jogar, os desenvolvedores devem ser capazes de, digamos, tornar o comportamento de AI mais sofisticado ou criar ambientes mais destruíveis em atiradores como Battlefield.


No que as TVs 4K tornarão os jogos PS5 melhores?

  Não importa o quanto você ame essa televisão de 1080p atualmente, simplesmente, as TVs 4K são o futuro, e você definitivamente quer, uma vez que a Sony considere apto lançar o PS5. Na verdade, as TVs 4K já são o presente. Enquanto a grande maioria dos televisores em casas ainda são painéis de 1080p, os modelos Ultra HD estão rapidamente arrumando uma parcela de mercado cada vez maior.

  De acordo com a recente pesquisa de vendas, quase três quartos dos grandes conjuntos de tela vendidos na América do Norte em 2016 foram de 4K. Se essa tendência persistir, alguns analistas prevêem que até 2018, 100% de todas as TVs vendidas nos EUA serão compatíveis com a tecnologia 4K. Se você for a uma loja de eletrônicos você perceberá rapidamente que essas estatísticas provavelmente estarão no mercado (poucos varejistas em larga escala vendem telas de 1080p em 2017).

  Não é como se o preço estivesse muito acessível para se juntar a festa da Ultra HD, mesmo o lançamento já ter ocorrido a certa de dois anos. Vocês podem encontrar atualmente uma televisão decente 4K por cerca de US $ 500 (Menos do que o custo da atuação de hardware da Microsoft no meio de gerações).

  Você definitivamente vai querer essa tela de 4K assim que o PS5 lançar. O PS4 Pro já mostrou os resultados estupendos de combinar um salto respeitável no poder de processamento com uma apresentação bem adaptada de 4K (Horizon: Zero Dawn e Wipeout: a coleção Omega é excepcionalmente jogada em seus modos Ultra HD). Considerando que o PS5 provavelmente oferecerá um salto quântico no desempenho da base PS4, grande parte dessa potência extra será desperdiçada se você não estiver jogando jogos em 4K.

  Então, se nos contentarmos com o fato de os conjuntos de Ultra HD estarem no padrão da indústria no momento em que os próximos lançamentos do console da Sony, quais são os tipos de exibições em que vamos presenciar? Agora, os conjuntos de LEDs ainda dominam o mercado de TV, mas nem sempre são perfeitamente adequados para jogos de ritmo acelerado (a tecnologia subjacente pode muitas vezes ser atormentada com problemas de motion-smearing em muitos conjuntos). Felizmente, a tecnologia de tela mais avançada já está disponível no presente para emparelhar com o PS5 brilhante que você está sonhando.

  As telas OLED da LG são atualmente as melhores TVs de jogos que o dinheiro pode comprar. A maioria dos modelos da empresa é de 4K, elas não estão tão caros quanto costumavam ser. No momento em que o PS5 se desenvolve, você provavelmente poderá comprar OLEDs de segunda mão da gama 2016 da LG (que ainda são TVs fenomenais  por  menos de $ 1000). Não é exatamente barato, mas certamente é um bom investimento. Além disso, a Sony e a Panasonic já entraram no espaço OLED e, à medida que o mercado se torna mais competitivo, os preços só cairão mais.


 QLED

  A Samsung também apresentou sua nova gama QLED de conjuntos, que o fabricante coreano espera que seja The Next Big Thing na tecnologia de TV. Estes painéis de "diodos emissores de luz de ponto quântico" podem exibir cores escuras muito mais profundas do que as televisões LED normais, e com um brilho de pico reivindicado de 1.500-2000 nits, eles são substancialmente mais brilhantes do que OLEDs também.

  Esses nits também são importantes para HDR (High Dynamic Range). Um punhado saudável de jogos do PS4 já possui modos HDR, mas poucas TVs em 2017 são verdadeiramente capazes de fornecer brilhantes brancos claros para aproveitarem plenamente a amplitude de contraste expandida. Em frente, os gostos do QLED (assim como as telas OLED cada vez mais sofisticadas) devem garantir que os jogos do PS5 compatíveis com HDR pareçam incrivelmente vibrantes. Com mais e mais desenvolvedores inserindo o recurso em seus jogos, não se surpreenda se a maioria dos jogos do PS5 suportar HDR.


Que jogos podemos esperar para jogar no PS5?


 Se espera que os jogos do PS5 ofereçam uma atualização visual superior sobre os jogos do PS4. Basta comparar o Call of Duty 3 (que foi lançado junto ao PS3 em 2006) com o Killzone: Shadow Fall do primeiro dia do PS4 se você tiver alguma dúvida sobre a diferença que uma geração pode fazer. Provavelmente não veremos esse tipo de salto drástico sobre os jogos de PS4 contemporâneos no lançamento, mas como os desenvolvedores se tornam mais adeptos do hardware, as coisas vão ficar muito impressionantes.



  Será que a nova tecnologia de CPU permitirá que os desenvolvedores criem experiências verdadeiramente inovadoras e inteiramente novas? O hardware do PS4 simplesmente não pode oferecer? Ou teremos apenas que se contentar em jogar FIFA 2023 e The Last Of Us Part 3 no glorioso 4K? Com tantos atiradores modernos ainda cheios de inimigos , seria ótimo se o próximo console pudesse utilizar o que provavelmente seria uma CPU extremamente poderosa para melhorar substancialmente a IA inimiga.

  Independentemente de as experiências de jogabilidade evoluírem verdadeiramente no tipo de estilo de mudança de paradigma que todos gostaríamos de ver ou não, você pode apostar que o seu dinheiro vai ter seus benefícios.